quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Resposta de Karmenu Vella (Comissário Europeu do Ambiente) ao nosso segundo email

Por forma a tornar este processo do parque de estacionamento de Camões claro ao entendimento público, publicamos na íntegra os documentos que nos são enviados.

A resposta do Comissário Europeu do Ambiente (Karmenu Vella).
Em forma de comentário afirmamos que a Câmara Municipal de Guimarães nunca respondeu aos emails enviados pela Assembleia Popular da Caldeirôa contrariamente a outras entidades, como por exemplo a Comissão Europeia.

O texto enviado por nós encontra-se transcrito abaixo. Quando este texto foi escrito a Muralha (associação de Guimarães para a defesa do património) ainda não se tinha pronunciado publicamente, como o fez posteriormente.




"Bom dia,

Em forma de divulgação enviamos um link com informação do que está acontecendo na nossa cidade, especificamente no interior do quarteirão delimitado pelas ruas de Camões, Liberdade e Caldeirôa.
https://caldeiroa.blogspot.pt/2017/11/area-norte-do-interior-do-quarteirao-no.html

Como foi informado no nosso email enviado no dia 7 de Março deste ano, esta assembleia popular da caldeirôa é constituída por moradores, trabalhadores e outros cidadãos preocupados com a evolução da cidade. Desde meados de 2016 que tentamos mostrar de várias formas que o projecto do parque de estacionamento é uma opção desastrosa do ponto de vista urbanístico, ecológico e social.

Para contextualizar, enviamos o parecer da ICOMOS-Portugal sobre o projecto do parque de estacionamento de Camões. O parecer é negativo e mesmo assim a autarquia ignora iclusivamente o património arqueológico industrial, para além do ecológico.
Ele é concluído da seguinte forma: “Assim sendo, o ICOMOS-Portugal afirma a sua total disponibilidade para continuar a contribuir para que a Zona de Couros possa vir a ser integrada na classificação (Património Cultural da Humanidade) que já hoje a cidade de Guimarães tão merecidamente possui, mas, pelo que ficou exposto, não pode concordar com um projecto que sem dúvida irá afectar irreversivelmente esse mesmo Bem”.

Referimos também que a Associação Vimaranense para a Ecologia, uma organização não governamental para o ambiente, apresentou um parecer negativo sobre o parque de estacionamento de Camões. Aqui vai o link:
https://ave-ecologia.org/2017/06/11/construcao-do-parque-de-estacionamento-adjacente-as-ruas-da-caldeiroa-liberdade-e-camoes/"


Em contexto com as várias entidades que se opõem ao projecto, divulgamos, também na íntegra, o comunicado da Muralha:



Saudações,